Post Recentes

RESPONSIVE ADS HERE

Como criar planta baixa - iniciando seu projeto de casa


Eis o dia tão esperado, após a compra do terreno que será seu futuro lar já temos que estar com a mente focada no projeto a ser desenvolvido. O que não é nada fácil, um processo muito importante para seu futuro.

Agora, seu primeiro passo tradicional é contratar um arquiteto. Onde ele irá avaliar seu terreno (insolação, vento, acesso, vizinhos, etc) compartilhando suas ideias e experiência.

O arquiteto então iniciará o projeto arquitetônico com base em suas discussões. O projeto então é dividido em fases – indo de uma etapa mais conceitual até o projeto executivo, o detalhamento de todo o projeto – evitando mudanças na futura obra. Serão assinalados os materiais, os detalhes construtivos, os espaços, etc.

Agora você me pergunta: “Tá Ana, quanto vou gastar com este projeto?”

Sim entendo, talvez você tenha acabado de comprar o terreno onde você investiu suas economias e não pode gastar muito; ou talvez você já tenha este terreno quitado e poderá empregar suas economias só na elaboração e construção, em ambas as situações este momento é muito empolgante.
Existem várias formas de cobrar por estes serviços. Os mais comuns são:

  •  Por Porcentagem de gastos (5% a 10%)
  •  Por metro quadrado
  • Por valor fixo a partir de tabelas que verificam a quantidade de horas-homem necessárias para a execução do projeto

A forma Percentual é mais utilizada e recomendada pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). O percentual a ser cobrado vai variar de acordo com o profissional, com o tamanho e a complexidade do projeto. Nos projetos maiores tende a custar menos percentualmente e em projetos de obras muito pequenas tendem a custarem e facilmente ultrapassar os 10%.

Vou pagar de qual forma? Existe parcelamento

O pagamento do arquiteto pode ser parcelado, sim (ufa!) conforme a conclusão das etapas de trabalho, que foram divididos na fase de estudo.
 Todo projeto é parcelado mais ou menos no tempo que dura a obra, mas não muito mais do que dez meses” – Marco Donini
“Normalmente, a primeira parcela é paga no momento de fechamento da proposta de orçamento, como um sinal” – Gustavo Calazans Arquiteto
Optar apenas por uma das etapas do projeto arquitetônico, como um estudo preliminar ou um anteprojeto, não é uma boa saída para economizar, segundo os profissionais.

“Se a pessoa quiser somente um estudo preliminar, por exemplo, saíra mais caro do que eu cobraria dentro do projeto completo, que fica em média 15% mais barato, além de garantir mais harmonia e eficácia á obra. Eu raramente aceito um trabalho se não for pra fazer por inteiro para não comprometer o resultado” – Vinícius Andrade
Então, veja que, sim precisa de uma poupança para todo este projeto. Mas como gosto do lema: “Faça você mesma” vou dar praticamente de mão beijada para você estes projetos de casas.



Gostou? Assine e receba novidades !

Postar um comentário

0 Comentários