Post Recentes

RESPONSIVE ADS HERE

Conheça Shigeru Ban, ganhador do Prêmio Pritzker 2014 - Maior Prêmio da Arquitetura Mundial

Considerado o Prêmio Nobel da arquitetura, o Prêmio Pritzker de Arquitetura anual é dada por Hyatt Foundation de Chicago. Ele homenageia um arquiteto vivo (ou arquitetos), cujo trabalho em equipe construiu demonstrando uma combinação de talento, visão e compromisso, alguém que tenha produzido contribuições consistentes e significativas para a humanidade e para o ambiente construído através da arte da arquitetura. O vencedor 2014 é arquiteto japonês Shigeru Ban.


"Receber este prêmio é uma grande honra e, com isso, preciso ter cuidado" disse Ban em nota oficial divulgada pelo Pritzker " Devo continuar a ouvir as pessoas com as quais trabalho, tantos nos projetos privados quanto nas obras de assistência social. Vejo o prêmio como um estímulo para que eu continue a fazer o que faço sem mudar quem sou." (via)

Não é a monumentalidade da obra que distingue o trabalho de Shigeru Ban. Grande parte da sua arquitectura não se inscreve na paisagem de forma permanente, com a ambição de intemporalidade. Shigeru Ban trabalha noutra escala.

É célebre pelos edifícios provisórios criados em cenários de guerra ou em locais devastados por desastres naturais. É também reconhecido pelos materiais que utiliza e que não ligamos habitualmente à construção, como cartão, grades de cerveja ou contentores. Shigeru Ban foi distinguido esta segunda-feira com o Pritzker, o mais importante prêmio no mundo da arquitetura.


O júri realçou a “simplicidade elegante” das suas obras e elogiou-o por “responder com criatividade e design de alta qualidade a situações extremas causadas por desastres naturais devastadores”: “Os seus edifícios providenciam abrigo, centros comunitários e locais espirituais àqueles que sofreram perdas tremendas e destruição. Quando a tragédia se abate, ele está muitas vezes lá desde o início”. (via)

Conheça com suas palavras um pouco de seu trabalho:
Abrigos de emergência feitos de papel - TED Talk



Pavilhão IE Paper 




Rwanda em 1994





Índia em 2001

Rwanda in 1994 /Contemporary Other


Haiti em 2010


Sri Lanka em 2007



Onagawa - Japão em 2011 (moradia temporária)




Postar um comentário

0 Comentários